quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Convergência

Pense numa coisa inevitável!!! Já tem computador em tudo que fazemos. Nossos telefones, carros, iPods, microondas, ar condicionado... tudo isso tem algum tipo de processador executando funções específicas relacionadas àqueles aparelhos. Mas quando se fala em convergência, de modo geral está se falando do casamento entre o computador e a televisão. Na verdade já tem processador nos aparelhos de televisão também, mas estamos falando da convergência da funcionalidade dos dois. Dito isso, creio que a convergência de verdade não será entre a televisão e o computador e sim entre a televisão e a internet.

Estamos vendo a rápida transformação do que é possível fazer usando a internet. Passamos da era em que só trocavamos e-mails e passivamente liamos páginas na web. Aos poucos, ferramentas que antes tinham que ser compradas e instaladas nos nossos computadores estão sendo oferecidas gratuitamente na internet. Não precisamos mais instalá-las nos nossos computadores, basta acessá-las utilizando o bom e velho navegador web (Internet Explorer, Firefox, Maxthon, etc). Muito em breve, exceto para aplicações muito específicas, conseguiremos fazer tudo que precisamos no nosso dia-a-dia digital usando ferramentas online. Quando isso acontecer, a necessidade de computadores caseiros com alto poder de processamento e quantidades exorbitantes de memória será nula. Os computadores caseiros passarão a ser simplesmente a porta de entrada para a internet, ficarão menores e bastarão ter poder de processamento e memória suficientes para rodar um diminuto sistema operacional e o navegador web.

A Internet é nada mais do que um veículo de comunicação. Tal qual a televisão, o rádio e o telefone, sua função principal é facilitar a comunicação a distância. A beleza da internet é que essa comunicação pode ser via web e e-mail, mas também pode ser via áudio e vídeo. Hoje já existam ferramentas que possibilitam a transmissão ao vivo de áudio e vídeo pela internet. A limitação é a largura de banda, ou seja, a quantidade de informação que pode trafegar simultaneamente pela internet. A largura de banda disponível está crescendo de forma acelerada e daqui a mais alguns anos ela será o suficiente para transmitir vídeo em alta definição. Esta é a última peça do quebra-cabeças da convergência do computador com a televisão. Neste momento televisão e computador e telefone viram um só aparelho global de comunicação. Una isso a uma rede integrada de banda-larga sem fio e até a telefonia móvel passa a funcionar via internet.

4 comentários:

Anônimo disse...

Davi
Venho por meio desta, parabenizá-lo pela bela iniciativa de esclarecer as dúvidas tecnológicas da humanidade e, por tabela, desmistificar a idéia de que o mundo hi-tech é 'um bicho de sete cabeças'.
Isto prova que você tem recuperação, fato que vai de encontro ao que dizem de sua pessoa alguns companheiros.
Aproveito para deixar esse link sobre uma praia norte-americana (claro!) que você e outros nerds iriam adorar. http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1787942-EI4799,00.html

bjs e boa sorte na nova empreitada

David disse...

ahahaha... Valeu Carol!!! Só não sei se concordo com esse negócio de eu ter recuperação! Acho que na contabilidade geral eu ainda tô devendo!!!

Beijos

Tatiana Lima disse...

Oi compadre,
O blog tá massa! Adorei os links. Vá em frente!!! E avise quando postar as imagens da última sexta no youtube.
bjs

Anônimo disse...

Muito bem. Bons comentários.

Instigando um pouco mais... e depois?

Abs,

Fernando Spalding